“O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” - João 10.10
Latrocínio é o crime de roubo quando a violência empregada resulta em morte. Vimos que o ladrão – os mestres da lei - não apenas roubam a fé e a confiança na graça de Jesus, mas provocam a morte. Esses legalistas do tempo de Cristo pregavam a teologia do mérito e, com isso, roubavam a doutrina da graça e matavam a esperança da salvação. Como faziam isso? Revelavam o pecado com a lei, mas não abriam a porta de socorro, deixando as pessoas desesperançadas.
Esse "matar" ainda está em vigor hoje, quando pregam ‘o que eu faço para ser aceito e salvo por Jesus’? O resultado dessa mensagem é uma fé exausta, uma consciência culpada e a criação de mecanismos para uma autojustificação. Tudo isso provoca morte espiritual.
Nesse ano de 2026, ao avaliar sua vida cristã, veja se está em um campo de batalha para provar seu valor ou em um lugar de descanso na justiça que foi conquistada por Cristo. A doutrina reformada afirma que somos simultaneamente justos e pecadores. Nossa luta contra o pecado é real, mas contamos com a identidade de filhos de Deus, com a força do Espírito Santo e com a graça do Senhor Jesus. Não deixe que qualquer ensino mate essa verdade.